segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aleister Crowley: A Biografia de um Mago



“Aleister Crowley – A Biografia de um Mago”, escrito por Johann Heyss, (Madras Editora, 2010), traz uma interessantíssima e atraente história de um dos personagens mais polêmicos, atraente ou mesmo repugnante, da história. Trata-se de Edward Alexander Crowley, amplamente conhecido como Aleister Crowley. O pintor, poeta, alpinista, ocultista, cronista, jornalista, mago, bissexual, a Besta 666 - como queira chamá-lo - viveu muitas vidas em uma só, e pode ser tanto amado quanto odiado, baseando-se em diferentes prismas.

A obra explana, de forma objetiva e interessante, por exemplo, todos os escritos de Crowley, dentre eles seus principais livros, como o tão conhecido “Livro da Lei” (Liber Al / Lei Thelêmica), “O Equinócio” (The Equinox), ou “777 and Other Qabalistic Writings”. Perdurabo – como também era conhecido, um de seus nomes iniciáticos mais famosos, que significa “Eu Durarei Até o Fim” – era inegavelmente um profundo estudioso, procurando com furor, se aprofundar em tudo aquilo que se dedicava.

O título de “pervertido” foi incorporado devido ao seu relacionamento com inúmeras amantes, homens e mulheres, e suas “Mulheres Escarlates”, e respectivamente sua vida sexual extremamente afoita, praticada através da “Magia Sexual”.

Além de o exemplar traçar com precisão toda história de Crowley, há momentos até mesmo cômicos, como por exemplo, o nome que Crowley dava às suas próprias pinturas: “Lésbicas de Longas Pernas”, “Hermafrodita Mórbido da Basutolândia”, ou “Pestinha Japonês Insultando as Visitas”, dentre outros títulos bizarros. Quem viveu para relatar seu próprio convívio com o mago, após seu falecimento, disseram que suas pinturas eram realmente criativas e chocantes.

São muitos os pontos e altos e baixos, emocionantes e repugnantes, interessantes e curiosos da vida de Perdurabo e seu legado, e principalmente, o lado humano da Besta. Recomenda-se (e muito!) a leitura desta obra de Joham Heyss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário