quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Entrevista: Pervencer


Polêmico Rock - Fala pessoal do Pervencer! É um prazer enorme estar aqui entrevistando essa banda matadora de Technical Death Metal brasileira. Então, para começar nosso papo, conte um pouco da história da banda.

Tiago Sammael - Saudações extremas! Ficamos gratos pelas palavras de apoio! Com certeza é uma extrema honra para nós podermos estar aqui no Polêmico Rock trocando essa idéia com você! Sobre o surgimento do Pervencer, bom, a gente seguiu mais ou menos o processo natural que a maioria das bandas seguem; sabe como é, camaradas que começam a tocar covers por zueira e que depois acabam escrevendo sons próprios e gravando. Tudo bem que os caras começaram tocando Dream Theater e quando foram ver já estavam tocando Necrophagist, mas enfim, essas coisas acontecem (risos). Hoje temos a demo “Labyrinth of Death” e o EP “Extermination Is Right” gravados, uma formação cada vez mais sólida e um monte de novos sons engatilhados apenas esperando o momento certo para serem disparados contra os tímpanos da maldita raça humana.

Polêmico Rock - Vocês lançaram o seu mais novo EP, “Extermination is Right”. Este na verdade é o segundo trabalho da banda, não é isso?

Tiago Sammael - Exato, o EP “Extermination Is Right” foi gravado em 2011 e é o successor da demo de 2009 intitulada “Labyrinth of Death”, gravada ainda com Adriano Machado no baixo e Eduardo Gruska no vocal. É possível notar a evolução de vários aspectos de um trabalho para outro, desde a arte da capa e o acabamento sonoro, até a própria estrutura dos sons, que mostram mais variações e maior complexidade.

Polêmico Rock - “Extermination is Right” possui uma qualidade de gravação realmente muito boa, uma arte magnífica, e obviamente, o polimento técnico característico da banda. Como esta sendo a repercussão do EP?

Tiago Sammael - Com certeza a gente se esforçou bastante para produzir um material com qualidade superior à do trabalho anterior e ficamos muito satisfeitos com o resultado, mas a repercussão acabou superando bastante nossas expectativas. Temos recebido resenhas bastante elogiosas em vários sites, blogs e revistas, e a reação do público quando a gente executa os sons ao vivo é bastante intensa. Enfim, esse apoio todo é extremamente gratificante e com certeza é a razão de a gente continuar gravando material novo e tocando a destruição ao vivo por aí. Muito obrigado a todos que curtem nosso som e nos apóiam!

Polêmico Rock - Ainda se tratando da arte gráfica, de quem foi a idéia? Qual mensagem vocês quiseram passar com aquela arte?

Tiago Sammael - Todos os integrantes deram sua contribuição. Eu trouxe a idéia básica da nave em forma de crânio e com tentáculos destruindo tudo pela frente e os caras foram adicionando detalhes como as pilhas de crânios no chão, os planetas alienígenas que aparecem atrás do nosso logo e a nave-mãe lá atrás liberando uma legião desses monstros metálicos. A imagem representa a idéia básica por detrás das letras, que falam sobre como o ser humano, suas instituições e seu planeta estão completamente podres e contaminados – e sobre como o auto-extermínio está se tornando cada vez mais algo inevitável.

Polêmico Rock - É inegável que vocês possuam influência de bandas como Necrophagist, Element e Obscura, dentre outras. Comente um pouco sobre as bandas e os elementos que os influenciaram.

Tiago Sammael - Ainda não conheço Element, mas Necrophagist e Obscura com certeza são excelentes bandas, que fazem um som bastante técnico. Sei que nosso ex-guitarrista ouvia bastante Obscura e The Faceless, que são bandas que possuem um instrumental realmente impressionante. Eu particularmente acho bastante interessante a dinâmica, os efeitos e a variação usada nos vocais do Obscura e de bandas como Deeds of Flesh e Belphegor, por exemplo. Mas, além disso, temos também os sons clássicos, que nos influenciaram e continuam nos influenciando até hoje: Cannibal Corpse, Death, Decapitated, Deicide, Kataklysm, Krisiun, Morbid Angel, Necrophagist, Slayer, entre outros.

Polêmico Rock - Como tem andado os shows da banda? Como o público tem reagido ao som de vocês?

Tiago Sammael - Neste exato momento não estamos marcando shows, pois estamos treinando os sons com nosso novo guitarrista, mas pelo progresso que pudemos observar, é bem provável que em fevereiro de 2012 a gente já volte a se apresentar novamente com força total. Sobre a reação do público, cara, em todos os shows que temos feito, não houve nenhum caso em que a galera não respondesse de maneira extremamente positiva. Só nos resta mesmo agradecer à essa galera insana que comparece nos nossos shows e aos produtores por continuarem fazendo as coisas acontecerem na cena extrema! Sem vocês nada disso existiria!

Polêmico Rock - Vocês possuem letras bem abrangentes, fugindo um pouco do “clichê” das canções de Death Metal no geral. Tanto que, pelo que pude perceber, cada uma das quatro canções do EP segue um raciocínio totalmente diferente das demais. O que vocês pretendem transmitir através das letras? Como acontece o processo de composição das canções? Alguém especificamente fica a cargo de escrevê-las, ou cada um contribui um pouco e de alguma forma?

Tiago Sammael - As letras que eu escrevi são basicamente uma crítica à estupidez humana e à tendência autodestrutiva inerente à maioria dos indivíduos. “Destruction Of Your Body” fala sobre como as pessoas sentem prazer em se autodestruir, como isso é glamurizado pela sociedade e como as pessoas são hipócritas ao ponto de, quando tudo está perdido, implorar para um ser imaginário para que ele apareça e desfaça todos os danos irreversíveis que ela causou a si própria. “Hypocrisy” fala sobre a podridão das instituições humanas, que deveriam cuidar da humanidade e ajudá-la a seguir caminhos melhores, mas que na prática apenas manipulam os mais fracos para satisfazer as vontades sujas e mesquinhas dos porcos que as lideram. “The Real Nightmare” descreve um futuro não muito distante, onde o planeta já se encontra completamente condenado por guerras e totalmente exaurido pelo consumo desenfreado de seus recursos. Por último, “Disease”, escrita pelo Eduardo, descreve de forma bastante simbólica, a destruição da raça humana e o colapso final da vida no planeta.

Polêmico Rock - No âmbito instrumental, é perceptível a abundância de técnicas nas músicas. Como acontece o processo de composição delas?

Tiago Sammael - Não é uma regra, mas normalmente nós começamos com vários riffs e solos de guitarra soltos, que vão sendo encaixados juntamente com as linhas de bateria. Durante essas jams iniciais é definido o esqueleto básico da música, e em cima dele a gente costuma encaixar o baixo, o vocal e outros detalhes. Concluída essa versão inicial do som, ele é ensaiado e tocado ao vivo exaustivamente e se necessário, ajustado até que tudo fique da maneira que queríamos.

Polêmico Rock - Ainda falando das técnicas musicais, sabemos que músicos assim como vocês não surgem da noite para o dia. É preciso treino e requer muito estudo. E como aconteceu tudo isso?  Digo, vocês começaram a estudar já com o objetivo em mente de ter uma banda de Technical Death Metal?

Tiago Sammael - Com certeza, o Pervencer já nasceu com a proposta de fazer som técnico e trabalhado. Como eu já havia comentado, logo nos primórdios, mesmo antes de ter um vocalista fixo, a banda já tocava covers de bandas como Necrophagist e Decapitated. O Fábio, nosso baterista, por exemplo, treina cerca de duas horas por dia, todos os dias. Quando você entra no quarto do cara, a única coisa que você vê é a batera, um colchão, os equipamentos da banda e um guarda-roupa no canto. Mais nada velho, a dedicação é total mesmo.

Polêmico Rock - Como é ser músico no Brasil? Qual a dificuldade normalmente encontrada?

Tiago Sammael - Cara, a verdade é que a cultura independente como um todo tende a ser bastante desprezada aqui no Brasil. Conheço pessoas que já viveram em outros países que me dizem que coisas como organizar um evento em uma praça pública ou mesmo conseguir ajuda pra gravar um CD, são bem mais simples de se conseguir lá fora. Existe um entrave muito grande por parte do nosso governo, que faz com que seja muito mais caro e difícil fazer a cultura independente acontecer por aqui. Como conseqüência, na maioria das vezes o material gringo é muito mais bem-acabado e mais barato, fazendo em muitos casos parecer que os músicos de lá são melhores que os daqui. Mas além de brasileiros nós somos deathbangers, certo? A gente sempre encontra um “jeitinho” de conseguir as coisas (risos).

Polêmico Rock - Algo que eu sempre costumo perguntar, é sobre a questão da internet e downloads de arquivos digitais. Embora muitos músicos reclamem dessa questão, vocês acham que a internet atrapalha ou tem muito a contribuir com relação a divulgação?

Tiago Sammael - O download de músicas, filmes e jogos é um dos principais motivos que levou a Internet a ser tão popular como ela é hoje. Você consegue ouvir o que quiser, na hora e no lugar que quiser. E se o cara está no ônibus indo pro trabalho e de repente bate a vontade de curtir aquele som da banda favorita dele? Ele vai ter que esperar até a hora de voltar pra casa pra pegar o CD e ouvir? Fala sério, sempre eu que pego um CD físico a primeira coisa que eu particularmente faço é converter ele pra MP3. Assim eu posso guardar ele na estante e continuar curtindo o som de boa, em qualquer lugar, sem ter que ficar carregando o CD debaixo do braço por aí e correr o risco de, sei lá, quebrar a capinha ou coisa assim. Enfim, eu seria um hipócrita se dissesse que as pessoas têm que se conscientizar e fazer uma força pra parar de baixar música, comprar o CD físico e enfim. Nós, bandas independentes temos que facilitar ao máximo o acesso ao nosso som, afinal, se o som do Pervencer não estiver disponível, o som do Cannibal Corpse ou de outra banda foda com certeza vai estar. Quer dizer, várias vezes já me aconteceu de bater aquela curiosidade de conhecer o material de uma determinada banda, e eu acabar desistindo de ouvir – porque os caras se esforçam para dificultar o acesso ao próprio som – e indo ouvir o som de uma outra banda que tinha o CD disponível pra baixar na primeira página do site deles. Ou seja, se você fizer as coisas do jeito certo, a Internet com certeza ajuda muito na divulgação dos sons, enquanto o CD físico continua sendo um item muito massa, mas que hoje em dia está mais pra souvenir do que meio de divulgação. Por falar nisso, quem quiser conferir nosso som é só clicar aqui http://bit.ly/nAnesH

Polêmico Rock - Gostaria que vocês deixassem uma mensagem para os fãs do Pervencer, ou para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ouvirem as canções, e se quiserem, deixar contatos para shows, etc. O espaço é de vocês.

Tiago Sammael - Em primeiro lugar, velho, mais uma vez muito obrigado pelo espaço e pela consideração! Muito obrigado a todos os deathbangers que têm acompanhado o Pervencer em nossos sangrentos roles! Podem ter certeza de que a gente vai se ver de novo e muito antes do que vocês imaginam! Em segundo lugar nós gostaríamos de convidar a galera para conhecer nosso trabalho! Tem o vídeo da música “Destruction Of Your Body” disponível no YouTube (http://bit.ly/vFDq7W), nosso play “Extermination Is Right” completo para baixar no 4Shared (http://bit.ly/nAnesH) e também nossa fan page no Facebook (http://on.fb.me/qaifpD) onde vocês podem dar um “Curtir” no Pervencer e ficar sabendo as últimas novidades. Mantenham contato e keep the horns up!

Polêmico Rock - Gostaria de agradecer a presença do Pervencer aqui nas páginas do Polêmico Rock, e saiba que é sempre um prazer enorme tê-los aqui. Horns Up!

Tiago Sammael - Pode ter certeza de que a satisfação foi toda nossa e esperamos nos ver mais vezes por aqui! Um extremo abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário